10 dicas para uma verdadeira imersão no idioma

Muita gente acredita que é só estar em um país de lingua Inglesa que seu Inglês vai se tornar fuente como em um passe de mágica. Infelizmente na prática não é assim, além de frequentar as aulas da escola você precisa de uma imersão total no idioma.

Neste post preparamos 10 dicas que você pode seguir para melhorar seu idioma em atividades fora da sala de aula.

 

1.- Aproveite cada oportunidade para falar Inglês.

Não se isole em casa, aproveite o tempo que estiver na rua para fazer perguntas para as pessoas, puxe conversa no ônibus e use cada minuto para soltar a lingua e praticar o idioma.

 

2.- Vá a biblioteca local e pegue livros em Inglês.

Muitas bibliotecas possuem uma sessão exclusiva para estudantes ESL (English as second language). Então aproveite para alugar um livro e fazer uma listinha com as palavras que você for aprendendo durante a leitura.

 

3.- Use sempre dicionários em Inglês.

Evite traduzir as frases e tente entender a palavra dentro do contexto apresentado.

 

4.- Participe de Meet ups

No Canadá é muito comum pessoas com os mesmos objetivos se reunirem para fazer amizade. Por exemplo, se você gosta de corrida você pode frequentar um grupo de corredores, essa é uma ótima forma de fazer amizade e se divertir.

 

5.- Participe das atividades extra-classes na sua escola de Inglês.

Fazer amizade com outras nacionalidades também ajuda muito no desenvolvimento da lingua e ajuda a treinar o ouvido a reconhecer diferentes sotaques.

 

6.- Assista o noticiário pela TV e leia o jornal local.

Além de te ajudar a manter informado, você ainda vai adquirir muito vocabulário útil para o seu dia a dia e também terá assunto para conversar com as pessoas locais.

 

7.- Assista filmes e séries em Inglês e com legendas em Inglês.

Você não só vai melhorar o listening como também vai melhorar o seu vocabulário e a pronúncia. Você pode adquirir DVDs de séries e filmes na Biblioteca local.

 

8.- Escute Podcasts.

Sabe aquele momento que você esta no Ônibus e não tem nada para fazer. Então, não fique no Facebook, use esse tempo para escutar Podcasts. Tem vários interessantes, no final desse post colocarei alguns.

 

9.- Participate do Toastmasters

Se você quer melhorar sua fala e suas habilidades de falar em público o Toastmaster pode te ajudar. Esta é uma organição mundial que treina as habilidades de falar em público, muitos canadenses participam desse grupo e é uma boa oportunidade de fazer amigos e melhorar o idioma.

 

10.- Não tenha vergonha de falar errado

Ter vergonha pode ser um fator limitante no seu aprendizado. Não tenha medo de errar, se a pessoa não te entender você pode repetir ou explicar de uma outra forma e isso também vai te ajudar muito no desenvolvimento da lingua.

 

[box]

Informações citadas no post:

Podcasts que eu recomendo: Freakonomics, All ears English

Series de TV: How I met your mother (cheia de diálogos e muito boa para aprender girias locais)

Meet ups: http://www.meetup.com

Toastmasters: https://www.toastmasters.org/

 

Bibliotecas nas principais cidades:

Calgary: http://calgarylibrary.ca/

Toronto: http://www.torontopubliclibrary.ca/

Vancouver: http://www.vpl.ca/

Winnipeg: http://wpl.winnipeg.ca/library/

[/box]