Profissão de Farmacêutico no Canadá

Quer trabalhar como Farmacêutico no Canadá? Veja os passos para revalidar o seu diploma e exercer esta profissão em alta demanda.

 

A profissão de Farmacêutico no Canadá é regulamentada, o que significa que para exerce-la você precisa cumprir com os requisitos exigidos pelo orgão regulamentador. Estes requisitos, podem variar conforme a província na qual o profissão pretende exercer a profissão.

Segundo a Canadian Pharmacist Association, 42.500 farmacêuticos licenciados exercem a profissão no Canadá em mais de 10.000 farmácias. Dentro deste número a associação diz que 70% destes profissionais estão trabalhando em Farmácias comunitárias, 15% trabalham em hospitais e 15% estão atuando na indústria farmacêutica, associações do governo, colleges e Universidades.

É estimado que cerca de 27.4% dos Farmacêuticos em Ontários, Manitoba, Alberta, BC e Yukon se graduaram fora do Canadá. Muitos profissionais que se formaram fora do Canadá encontram dificuldades para encontrar as informações necessárias para a revalidação da profissão no Canadá, ja que as regras variam de uma província para a outra.

Para facilitar este processo, a National Association of Pharmacy Regulatory Authorities (NAPRA) criou o portal Pharmacist’s Gateway Canada. Neste portal, o profissional irá encontrar informações úteis para a revalidação da profissão no Canadá.

Como é a profissão de Farmacêutico no Canadá?

De acordo a Canadian Pharmacist Association, Farmacêuticos são responsáveis por todo o gerenciamento da cadeia de saúde e bem estar. Os profissionais tem como papel principal colaborar com pacientes, com as famílias dos pacientes e outros profissionais da área de saúde. O papel do Farmacêutico no Canadá não esta limitado somente a isso, nesta profissão poderão ser incluídas outras funções como oferecer outros serviços inovadores tais como: revisão de medicação, gerenciamento de doenças crônicas, serviços de imunização e promover programas saúde e bem estar.

Qual o salário médio de um Farmacêutico no Canadá?

média salarial do Farmacêutico no Canadá segundo a Glassdoor é de CAD$ 97.000. Em uma simples pesquisa, podemos ver algumas farmácias no Canadá com uma promessa de salário de CAD$45/hora.

Como é a faculdade de Farmácia no Canadá?

O formato do programa de Farmácia no Canadá pode variar de instituição para instituição. Normalmente o programa completo consiste em 6 anos sendo que:  2 anos no programa de Pre-Pharmacy e mais 4 anos na graduação de farmácia propriamente dita.

O processo seletivo para ingressar na Faculdade de Farmácia no Canadá é bem competitivo e muitas instituições canadenses possuem restrições e vagas limitadas para estudantes internacionais.

O profissional se interessar pela área de Farmácia também poderá optar por diplomas de curta duração nas áreas de Pharmacist Technology e Pharmacist Assistant. Neste caso, o profissional poderá contribuir com o Farmacêutico em algumas rotinas dentro da área de Farmácia.

Se interessou e quer saber mais?

Entre em contato conosco para maiores informações aqui.

Escrito por: Fernanda Isquierdo

21 de Outubro de 2018.

Sources (acessado em 21 de Outubro de 2018):

https://www.pharmacists.ca/pharmacy-in-canada/becoming-a-pharmacist-in-canada/

https://alis.alberta.ca/occinfo/occupations-in-alberta/occupation-profiles/pharmacist/

http://www.pharmacistsgatewaycanada.ca/